Dia do evento
26 de junho 2014 às 19:06
compartilhar

Na 35ª edição da Noite Cultural T-Bone, um time de artistas vai trazer poesia para o evento. Os poetas confirmados são: André Giusti, Cristiane Sobral, Diná Brandão, Fabrizio Morello, Jorge Alexandre, Jorge Amâncio, Nanda Fer, Nicolas Behr, Noélia Ribeiro e Vicente Sá. A maior parte deles já participou de outros eventos promovidos pelo T-Bone, como a Bienal de Poesia do B.

Jorge Amâncio  (ao lado de Vicente de Sá) é um dos coordenadores da Noite Cultural. Ele expressou otimismo com as possibilidades geradas pelo evento para a poesia produzida em Brasília: "Que a Noite Cultural T-Bone seja um dos caminhos para que os poetas brasilienses mostrem seus trabalhos, que modifiquem o pensamento dos governantes e tornem a poesia brasiliense obrigatória em todos os níveis do ensino no DF", declarou.

            Um dos participantes é Jorge Alexandre Machado, que vai aproveitar a 35ª Noite Cultural para divulgar o livro de poesiasde sua autoria, intitulado Sentimentos ao vento. Ele destacou que a Noite Cultural é relevante não só por divulgar um artista já renomado e importante para a música nacional, como é o caso de Jorge Ben Jor, mas também "aqueles que já têm um trabalho na área cultural, mas ainda não são tão conhecidos do público".

            A atriz, escritora e arte-educadora Cristiane Sobral concorda com o colega ao afirmar que um dos pontos importantes da Noite Cultural é a divulgação dos artistas participantes, além do fomento ao diálogo dos grandes produtores com a "realidade do centro do país". Cristiane também acredita que o evento quebra estereótipos em relação ao universo brasiliense, pois mostra um público participativo, cordial e com forte espírito comunitário.

O poeta Nicolas Behr, que há pouco tempo lançou o livro BrasíliA-Z: cidade palavra, também elogiou o público que participa da Noite Cultural: "Minha expectativa [para o evento] é enorme, pois há um publico muito interessado e atento, disposto a ouvir poetas".

Todos os poetas consultados informaram que também estão animados com a parte musical do evento, que contará com show de Jorge Ben Jor e banda do Zé Pretinho. O poeta Jorge Alexandre, inclusive, declarou que é fã de Ben Jor desde criança. Cristiane Sobral aproveitou para deixar o convite: "Sinto-me presenteada com essa rica vitrine cultural e convido a todos. Saiam de casa, desliguem a televisão, venham viver uma experiência em uma 'rede social' impactante, será inesquecível".

A Noite Cultural tem patrocínio da Petrobras e da Eletrobras Eletronorte.