Dia do evento
22 de agosto 2013 às 07:08
compartilhar

Uma barraca da Resistência Cultural se instalou em frente ao prédio da Secretaria de Cultura. O motivo é simples, protestar a falta de apoio do Governo Agnelo à Bienal do B – A Poesia da Rua, evento alternativo criado por artistas da cidade que acontece de 27 a 30 de agosto.

 

Organizadores do evento, artistas locais e incentivadores culturais manifestam sua insatisfação com um movimento pacífico, que deve durar toda a semana. A reivindicação é de que a Secretaria comece a apoiar o evento, que semana que vem entra em sua terceira edição. "Resolvemos montar a barraca para mostrar nossa insatisfação. É um posicionamento que o cidadão a favor da cultura brasiliense precisa tomar", destaca Luis Amorim, fundador do Açougue Cultural T-Bone.

 

A bienal nasceu em 2011, quando a Secretaria de Cultura cancelou a segunda Bienal Internacional de Poesia. O plano b foi então criado por artistas da cidade. O evento de três noites de duração reúne 45 artistas, que se revezam ao microfone – em frente ao Açougue Cultural T-Bone (312 Norte) – disparando seus poemas ao lado de artistas convidados de outros estados e países, como Nicarágua e Espanha.

 

Sem ajuda


Desde a primeira edição, o evento tem acontecido sem qualquer tipo de patrocínio do governo. O movimento ressalta que sempre procurou o governo, que concordou em patrocinar a iniciativa em 2013. No entanto, uma determinação interna suspendeu o repasse que ajudaria na viabilização do evento.

 

"O secretário (Hamilton Pereira) não nos recebe. Já o convidamos para alguns debates no Açougue, mas ele sempre tem uma desculpa para não ir. O que mais incomoda é o fato de ele próprio ser um poeta", aponta Luis.

 

Versão oficial 

 

Por meio de nota oficial, a Secretaria de Estado de Cultura do DF explicou que “no último dia 15 de agosto, o Governo do Distrito Federal editou decreto que criou norma mais rigorosa para a contratação de artistas. No momento, a Secretaria de Cultura e os demais órgãos do governo envolvidos trabalham para implementar as novas regras. Para possibilitar tal implementação, determinou-se a suspensão das contratações por 30 dias, que foram prorrogados no dia 13 de agosto por mais 30 dias”.

 

Serviço

 

Bienal do B – A Poesia da Rua   

De 27 a 30, no Açougue Cultural T-Bone (312 Norte). Entrada franca. Informações: 3963-2069. Classificação livre.

FONTE: JORNAL DE BRASÍLIA