compartilhar

É difícil pensar no preparo de carnes sem a utilização de cebolas, nem que seja só para dar um gostinho especial aos cortes. A verdade é que as cebolas podem ser encontradas na maior parte das cozinhas brasileiras. Uma coisa, porém, incomoda na hora de cortar as cebolas: as inevitáveis lágrimas.

Mas você sabia que, na verdade, elas não são inevitáveis?

Confira cinco dicas eficientes para não chorar ao cortar cebolas:

1) A primeira dica é colocar as cebolas por um tempo na água antes de cortar. Mas fique atento: esse método pode tirar um pouco do gosto das cebolas e torná-las escorregadias e difíceis de manusear.

2) A segunda dica também envolve água. Tente cortar as cebolas dentro da água, mas não deixe de segurar bem os pedaços de cebola, para que não se espalhem no líquido.

3) Resfriar as cebolas antes de cortar também pode ser uma solução. Deixe-as no freezer ou geladeira por não mais do que 20 minutos (é claro, deixe por menos tempo no freezer do que na geladeira).

4) Não utilize facas com pouco corte! As substâncias que fazem chorar são liberadas quando a cebola é esmagada. Assim, quando a faca é mais afiada, há menos chance de amassar a cebola, além de tornar o corte mais rápido.

5) Respire pela boca e mantenha a língua esticada para evitar que as substâncias que causam o choro cheguem aos olhos.