compartilhar

                                               Foto: iStock, by Getty Images

 

Segundo a revista Claudia, fazer um bom churrasco, com qualidade profissional em casa e fazer a festa dos amigos no fim de semana pode ser bem mais fácil se 5 dicas simples forem seguidas.

São cinco aspectos que todo churrasqueiro precisa ficar atento para que suas carnes fiquem perfeitas. São eles: Os crotes, a grelha, o carvão, o fogo e o ponto.

É simples, em relação aos cortes de carne, você deve escolher os que tradicionalmente são mais gordos. Não necessariamente é para comer toda a gordura, mas ela ajuda na suculência depois de assada. Os mais indicados para satisfazer essa dica são: A picanha, costela e contrafilé, por exemplo.

Já nas grelhas, opte por modelos de ferro fundido, armações mais complexas ajudam a preparar o churrasco com mais praticidade, já que tem um espaço maior para carnes. Enquanto no carvão, não escolha os que fazem muita fumaça ou são quebradiços, isso prejudica a homogeneidade do fogo durante o churrasco.

Isso nos leva ao outro ponto importante, o fogo. Deixe aceso por um tempo antes de colocar a carne, e sempre tome cuidado para que ele fiquei constante e distante o suficiente dos cortes, se não as labaredas podem ressecar as peças. Mesma coisa com a fumaça, por isso, evite abanar ou assoprar no fogo.

Por último, temos o ponto da carne. O tempo médio de cozimento é de 40 minutos, durante esse período evite espetar ou cortar a peça. É recomendável também que se corte a carne e salgue com sal grosso para que ela não fique seca nem dura durante o tempo de grelha. 

Depois desses cinco cuidados, você está preparado para ser o maior sucesso do fim de semana com seu churrasco especial.