compartilhar

A carne suína é a preferida de muita gente. Seus cortes, com textura e sabor característicos, conquistam cada vez mais fãs e, desse modo, transformam o porco em um dos animais mais utilizados para consumo. No entanto, há ressalvas em relação à carne suína. Algumas religiões, como o judaísmo e o islamismo, por exemplo, consideram o porco um animal impuro e, portanto, sua carne não é recomendada para consumo.

Além da religiosidade, há pessoas que não consomem carne suína por a considerarem um corte não saudável. O portal da revista Viva Saúde reuniu algumas dicas para fazer carne suína de maneiras benéficas à saúde, além de saborosas (já que sabor também importa – e muito!).

Alguns dos cortes com menos gordura e calorias da carne suína são o lombo, o pernil e a paleta. Aliás, algo que muita gente não sabe é que a carne de porco possui menos teor de gordura e calorias do que a carne bovina.

Pode-se dizer, inclusive, que é um mito dizer que a carne de porco não é saudável. Por incrível que pareça, sete cortes suínos têm menos gordura do que o peito de frango sem pele. Ao limpar a carne de porco para preparo, basta retirar a camada de gordura externa, justamente por ser uma carne magra.

Na hora de comprar a carne de porco é necessário prestar atenção na procedência. Carnes com garantia de qualidade devem ter o selo específico, que comprova que a carne tem origem adequada e foi produzida sob condições sanitárias corretas. Os cortes suínos vendidos no T-Bone são a certeza de uma boa compra.

Ao preparar a carne suína, vale cozinhá-la muito bem, para que todas as bactérias sejam eliminadas. Uma boa dica é, além disso, colocar limão na carne antes de levar ao fogo. Além do sabor a mais, o limão ajuda a matar os possíveis micro-organismos que ainda possam estar na carne, mesmo com o selo de qualidade.

Existem outros temperos que são bons para a saúde: alho laminado ou alho em pó, limão, cebola, cebolinha, salsinha, alecrim, e também sal são alguns dos exemplos. Mas é necessário não exagerar e deixar a carne com um sabor muito forte de algum tempero específico.